Viagem ao Interior de Pernambuco

Edigles Guedes

Frete grátis para o interior de Pernambuco. Quem vai subir na Maria Fumaça?
Quem vai descer da Maria Fumaça?
O que encontro?
Encontro o absurdo da anca de zebra na boca de leão —
Sinto-me presa fácil das circunstâncias convexas.
Sinto-me como se a dor que fora, ainda deixasse em mim o rastilho de
Pólvora na sala de estar do peito flamejante.
UMA flama de fauna insana arde dentro da tuberculose do meu verso.
Manuel Bandeira que o diga! Ele sabia o quanto a Estrela da Vida Inteira é
Tão breve, tão índigo, tão índice, t~o flerte.
Bactérias consomem a boca do meu estômago; estômago
Feito de óleo e flúor, flor de gôndolas, assim é, sem perspectivas
De Leonardo da Vinci com seu sorriso de Mona Lisa.
Onde está o vestido de Mona Lisa? Será que ela ainda debocha do rosto
De Leonardo? Será que Leonardo não debocha de seu próprio rosto
Naquele quadro de xadrez russo, de lances espetaculares? Veja
Como está a cor do quadro! Que tinta foi que ele usou?
Mona Lisa parece-me um coro de vozes ou uma malabarista,
Que não completou a volta do círculo no quadrado pintado pelo artista.
Mona Lisa parece-me um cartão-postal assistindo ao Cartoon Network.
Bandeira, Bandeira, vamos voltar ao Rio de Janeiro! e tirar onda de menino carvoeiro,
Montado à cavalo num jumento.

23-2-2010.

Postagens mais visitadas deste blog

A Lei

Rabiscos no Livro

O Cupim e o Trampolim