O rio Beberibe e eu

Edigles Guedes

Ó rio Beberibe, que corta o Recife,
Como uma navalha corta o rabo
De cão cotó. Ó Beberibe, sim e sim,
Você parece-me com um rabo de cão,

Daquele cão aleijado que eu encontrei
Na esquina da rua da Palma com a avenida
Guararapes, o qual manquejava (de alertas orelhas)
Suas madrugadas ao sabor de adoçante dietético!…

Ó rio Beberibe, que corta o Recife,
Como um queijo parmesão ralado
Que esfriou seus grãos de si mesmo
No almoço de meio-dia em meio a saladas

Verdes, devidamente prescrita pela
Nutricionista de plantão. — Frutas,
Muitas frutas, pouca gordura e nenhuma
Fritura; ouviu-me?… O colesterol está altíssimo!

Ó rio Beberibe, que corta o Recife,
Como um foguete de escombros corta o céu
Em fatias de mísseis babélicos e chinfrins;
Em fatias de pães dormidos com queijo coalho;

Em fatias de maçãs no escuro da cozinha
Sonâmbula, escondidas na geladeira sem rabo;
Em fatias de livros usados, cujas páginas
Amarelas afiam o faro gripado de cão sem mim!…

Salgueiro, 31-1-2010.

Postagens mais visitadas deste blog

A Lei

Rabiscos no Livro

O Cupim e o Trampolim